- Mais de um milhão de unidades vendidas
- Exportado para 58 países, inclusive Estados Unidos
Com mais de um milhão de unidades
vendidas ao longo de sua história, o sedã Voyage é o derivado do Gol de
maior sucesso. Lançado em 1981, o carro foi oferecido inicialmente
unicamente com duas portas nas versões S e LS, com opção de motores
movidos a álcool ou a gasolina, ambos 1,5 litro e refrigerados a água. O
câmbio era de quatro marchas.
Como o Gol, o Voyage foi totalmente
projetado e desenvolvido no País e, ao longo de seus mais de 30 anos de
história, já teve mais de 305 mil unidades exportadas para 58 países. Um
dos oito carros mais vendidos do mercado brasileiro, o Voyage registrou
87.225 unidades comercializadas em 2011 (5,46% a mais com relação a
2010) e, em 2012, já contabilizou 42.800 unidades vendidas até o mês de
junho.
A produção do Voyage começou na fábrica
da Volkswagen em São Bernardo do Campo, que fabricou 340.891 unidades do
carro em dois períodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. Nos anos
de 1988 e 1989 o carro foi produzido na fábrica de Taubaté, que desde
2008 produz o Voyage na mesma linha em que faz o Gol G5.
O nome Voyage significa “viagem” em
francês, e foi escolhido para o carro pela conotação com qualidades como
charme e beleza. O Voyage apresenta design versátil com formas, linhas e
proporções harmônicas, combinando uma imagem clássica com modernidade.
Curiosamente, o Voyage somente é exportado com este nome para a
Argentina. Para os demais países da América do Sul, América Central e
México, o Voyage é conhecido como Gol Sedan. Nos Estados Unidos, foi
chamado de Fox durante o período de sete anos (de 1987 a 1993) em que
foi vendido, somando mais 202 mil unidades comercializadas.
Satisfação dos clientes
Um estudo inédito da J.D. Power no
Brasil (empresa global de serviços de informação de marketing),
realizado em 2011, apontou o Voyage como um dos automóveis com maior
índice de satisfação do consumidor entre os modelos classificados como
"compactos", ficando na lista dos três primeiros colocados em sua
categoria.
Entre os aspectos considerados na
pesquisa, que foi realizada com cerca de cinco mil consumidores que
possuem carros há dois anos, em média, estão: custo da propriedade
(manutenção, reparabilidade, consumo de combustível e seguro), apelo do
veículo (desempenho, design, conforto e equipamentos), experiência com
os serviços prestados pelas concessionárias, qualidade e confiabilidade.
Pelo mundo
Uma curiosidade sobre as exportações do
Voyage é que o sedã somente é comercializado com este nome na Argentina,
onde também foi vendido com o nome Gacel (‘gazela’, em espanhol). Nos
demais países da América do Sul, América Central e México, o Voyage é
conhecido como Gol Sedan. Já nos Estados Unidos, onde foi vendido
durante um período de sete anos (de 1987 a 1993), foi chamado de Fox (o
atual modelo com este nome ainda não existia) e somou mais 202 mil
unidades comercializadas. O Voyage é o único carro produzido em série
projetado e fabricado no Brasil já exportado para os EUA.
Atualmente o Voyage é exportado para
mais de 10 países, mas seus principais mercados externos são a Argentina
e o México, que no histórico de exportações respondem juntos por quase
um terço das vendas no exterior. Entre os 58 países onde o Voyage já foi
comercializado estão Egito, Haiti, Libéria, Bahamas, Angola e Jordânia.
Nova geração
A versão inicial do Voyage passou por
inúmeras atualizações ao longo de sua história, marcada também por
várias séries especiais, a começar pelo Voyage Plus, de 1983, e o Voyage
Los Angeles, caracterizado pela brilhante cor azul metálico, que
homenageava os Jogos Olímpicos realizados na cidade americana. Sua
produção se estendeu até 1996, quando o modelo foi substituído no
portfólio da Volkswagen pelo recém-chegado Polo Classic.
Em 2008, com plataforma totalmente nova e
desenvolvido simultaneamente com o Gol G5, o Voyage retornou ao
mercado, trazendo motor transversal, maior espaço interno e tecnologia e
conforto condizentes com os novos níveis de exigência do mercado
brasileiro do século 21. Oferecido com motores TotalFlex 1.0 e 1.6, a
partir do ano seguinte ele também passou a contar com a opção da
transmissão automatizada I-Motion.
Cronologia
1981 – Lançamento do sedã, com duas
portas, motor 1,5 litro refrigerado a água (o mesmo usado no VW Passat) a
álcool ou gasolina, nas versões S (Super) e LS (Luxo Super)
Voyage 1981
1982 – Eleito Carro do Ano pela revista
AutoEsporte. Início da fabricação também na Argentina, onde foi
inicialmente comercializado com o nome Gacel, e da exportação para
países da América do Sul com os nomes Senda e Amazon
1983 – Primeira série especial, o Voyage Plus. Motor passa a ser 1,6 litro
1984 – Lançamento da versão com quatro
portas. Série especial Los Angeles, homenagem aos Jogos Olímpicos
realizados nos Estados Unidos, na cor azul metálico e equipamento
diferenciado como bancos Recaro e aerofólio traseiro (limitada a duas
mil unidades). Câmbio de cinco marchas passa a ser oferecido como
opcional
1985 – Passa a utilizar os motores AP (alta performance) 1.6 e 1.8
1986 – Série especial "GLS Super" com motor 1.8
1987 – Início das exportações para os
Estados Unidos (Projeto 99), juntamente com a Parati. Durante sete anos,
rebatizado de Fox, o Voyage, teve 202.062 unidades exportadas para os
EUA. Para atender às exigências legais e do mercado americano, as
versões CL (Comfort Luxo), GL (Gran Luxo) e GLS (Gran Luxo Super)
passaram por aproximadamente 2.000 modificações, incluindo mudanças na
suspensão, câmbio de quatro marchas com overdrive, novos faróis,
lanternas e para-choques
1990 – Comemoração da produção de 600.000 unidades do Voyage no Brasil.
Voyage GL 1990
1991 – Nova dianteira: mudanças nos
faróis, lanternas, grades, capô e para-lamas. O Voyage atinge a marca de
700.000 unidades produzidas, dessas mais de 400.000 foram destinadas ao
mercado interno e o restante para o externo, principalmente para os
Estados Unidos, e Argentina (onde recebeu o nome de Gacel e Senda), além
de outros países da América Latina, África e Europa. Até 1991 a VW já
havia exportado mais de 170 mil unidades para os EUA.
1993 – Série especial Sport, com motor 1.8
1994 a 1995 – Novas cores e revestimentos. Novos rádio e toca-fitas, como itens opcionais
Voyage GL 1.8 1995
1996 – A produção do Voyage é encerrada após 465.176 unidades fabricadas, dando lugar ao Polo Classic
2008 – Volta do Voyage após 12 anos de
ausência do mercado. Desenvolvido juntamente com o Gol, o carro tem
motor transversal 1.0 ou 1.6 e linhas completamente novas.
2009 – Versão I-Motion, com câmbio automatizado ASG e motor 1.6
2010 – Novos equipamentos de série:
temporizador do limpador do para-brisa, Módulo Alto-falantes e o Módulo
Preparação, nas versões 1.0 e 1.6
2011 – Ano modelo 2012 oferece o módulo Trend como opcional para o Voyage 1.6
2012 – Alcança o marco de 1 milhão de
unidades produzidas no Brasil. Freios ABS e airbags passam a ser
equipamento de série na versão Comfortline. Lançamento do Novo Voyage.
Novo Voyage
2 comentários:
boa Will !!!!!!
É nóis Claudinho!!
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