segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Matemática - 5x3 é igual 3x5? NÃO!

Mesmo para os adultos que ainda sofrem com tabuada, 5x3 não traz grandes dificuldades. Então por que essa simples conta está causando uma polêmica tão acalorada na internet?


Tudo começou quando uma foto da resposta dada a essa questão em um exame de um aluno americano foi compartilhada na rede social Reddit.

Na prova, o aluno responde que 5x3 era igual a 15 seguindo o raciocínio de que a soma de 5+5+5 tem o mesmo resultado. Mesmo assim, o professor corrigiu a questão dizendo que a resposta do aluno estava errada.

O professor faz a correção dizendo que a solução correta era "3+3+3+3+3". A foto do exame deu a volta ao mundo, dividindo internautas entre partidários e detratores da professora e do aluno.

Diante da polêmica, o professor deixou claro que o exame pedia que fosse usada a 'estratégia de adição repetida', e que 5x3 significa que a ideia era somar 5 vezes o número 3, ou seja, 3+3+3+3+3.

A polêmica foi tamanha que o Conselho Nacional de Professores de Matemática dos EUA (NCTM, na sigla em ingles) resolveu se posicionar, dando razão ao professor.

"Parte do que ensinamos às crianças está baseado no fato de que queremos que elas sejam pensadoras e capazes de solucionar problemas. Queremos que os alunos entendam o que estão fazendo, e não apenas dar a resposta certa", disse Diane Briars, presidente da organização.

Para os defensores do método, ele ajuda os estudantes na hora de lidar com problemas mais complexos.

Já os críticos desse método afirmam que ele pode ser muito confuso para as crianças. E que seria por demasiado estrito considerar a resposta no exame errada, já que a resposta final à equação colocada está correta.

Essa não é a primeira vez que um problema matemático acaba virando um fenômeno de compartilhamento nas redes sociais. Em abril, um enigma de lógica proposto a alunos de uma escola secundária em Cingapura se tornou viral.

A tarefa colocada aos alunos era a de descobrir a data do aniversário de 'Cheryl', partindo de informações sobre ela e outros dois amigos.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Dia do Motociclista

Dia 27 de Julho - Dia do Motociclista
Parabéns a nós motociclistas. Que a paz, liberdade e União nunca nos falte e que saibamos desbravar este Brasil a fora com sabedoria e humildade.
Sempre me perguntam porque eu escolhi andar de moto... É difícil explicar, para quem nunca andou não existe explicação que possa convencer, mas perceba o cachorro quando viaja de carro, a primeira reação é colocar a cabeça pra fora da janela.
Um abraço aos irmãos e irmãs motociclistas, simpatizantes, companheiros de viagens, Unidos pela paixão pelas duas rodas.
Que Deus abençoe cada quilômetro de nossas vidas!

sábado, 4 de abril de 2015

Velozes e Furiosos 7 - Minhas primeiras impressões

Olá Amigos!

Hoje vou falar de emoção! Emoção que eu senti ao assistir o filme Velozes e Furiosos 7.
Um filme que mais uma vez frisa a importância de uma família unida... Um filme que mais uma vez mostra que amigos são família, uma pena que nem sempre famílias sejam amigos.


A minha ficha só caiu realmente quando subiu essa frase no final do filme. Tal qual fosse um enterro, acabou o filme e um silêncio ensurdecedor tomou conta do cinema. As pessoas sairam em silêncio. Algumas chorando, outras quase. Reforçando a verdade de que a ficha só cai, quando a gente realmente percebe que aquela é a última vez que veremos a pessoa, e aquelas letras subindo, simbolizaram um caixão descendo, aquela foi a última vez que veríamos Paul Walker em cena. 

Os nossos corações apertaram. Segundo Dom. " Aqueles que se perdem, permanecem nos corações dos que vivem." Paul viverá um pouquinho em cada um de nós, fãs  dessa franquia. 

Sobre o filme: Foi feito na medida certa para os fãs, choramos de rir com o Roman durante todo filme, e choramos muito de emoção no final. Foi tudo sutilmente pensado, uma bela despedida e um ótimo "prefácio" para o que há de vir na série.
#ParaPaul resume todo o sentimento da "família Velozes e Furiosos".- 

Mas enfim...
O que eu quero descrever aqui é um pouco do que eu senti naquela sala de cinema 3D.

O filme é quase que um tributo a Paul Walker, mas conta com inúmeras cenas de ação que são de tirar o fôlego... Brigas entre Vin Diesel e Jason Stathan no topo de um prédio, Paul Walker e o tailandês Tony Jaa em um ônibus desgovernado, Michelle Rodriguez e Ronda Rousey em uma festa em Abu Dhabi... São cenas que beiram o absurdo de tão eletrizantes, prendem a nossa atenção mesmo.

O legal também é a curiosa participação de Kurt Russell como o poderoso agente "Sr. Ninguém", haha... Perfeita atuação!

Eu particularmente me emocionei demais com as homenagens ao Paul Walker... As frases de efeito de Vin Diesel realmente fizeram efeito!

* Ele vai estar sempre comigo onde quer que esteja;
* Será para sempre meu irmão.

Embora seja uma bela obra, o que fica devendo mesmo é o roteiro... Não vou comentar aqui para não parecer spoiler, mas o filme baseia-se na busca de algo e quando o encontra, aquilo não serviu para nada... A não ser para fazer o que já estavam fazendo antes de encontrá-lo!

Pareceu confuso?
Assista e tente entender... Eu não entendi. Haha!

No fim das contas, Velozes e Furiosos 7 é um ótimo filme (mesmo que sem roteiro) e, devo confessar que foi a primeira vez que eu chorei em um filme de ação! Digo "ação" porque as cenas de rachas de rua são quase nulas...

Após a última cena, em lágrimas, fui o propulsor das palmas em homenagem à produção do filme, seguido por uma sala inteira saudando em palmas e assobios!

Segue uma imagem para reflexão aos fãs:


Esse eu vou assistir de novo!
Um abraço a todos.
Fiquem com Deus!