Mesmo para os adultos que ainda sofrem com tabuada, 5x3 não traz grandes
dificuldades. Então por que essa simples conta está causando uma
polêmica tão acalorada na internet?
Tudo começou quando uma
foto da resposta dada a essa questão em um exame de um aluno americano
foi compartilhada na rede social Reddit.
Na prova, o aluno
responde que 5x3 era igual a 15 seguindo o raciocínio de que a soma de
5+5+5 tem o mesmo resultado. Mesmo assim, o professor corrigiu a questão
dizendo que a resposta do aluno estava errada.
O professor faz
a correção dizendo que a solução correta era "3+3+3+3+3". A foto do
exame deu a volta ao mundo, dividindo internautas entre partidários e
detratores da professora e do aluno.
Diante da polêmica, o
professor deixou claro que o exame pedia que fosse usada a 'estratégia
de adição repetida', e que 5x3 significa que a ideia era somar 5 vezes o
número 3, ou seja, 3+3+3+3+3.
A polêmica foi tamanha que o
Conselho Nacional de Professores de Matemática dos EUA (NCTM, na sigla
em ingles) resolveu se posicionar, dando razão ao professor.
"Parte do que ensinamos às crianças está baseado no fato de que queremos
que elas sejam pensadoras e capazes de solucionar problemas. Queremos
que os alunos entendam o que estão fazendo, e não apenas dar a resposta
certa", disse Diane Briars, presidente da organização.
Para os defensores do método, ele ajuda os estudantes na hora de lidar com problemas mais complexos.
Já os críticos desse método afirmam que ele pode ser muito confuso para
as crianças. E que seria por demasiado estrito considerar a resposta no
exame errada, já que a resposta final à equação colocada está correta.
Essa não é a primeira vez que um problema matemático acaba virando um
fenômeno de compartilhamento nas redes sociais. Em abril, um enigma de
lógica proposto a alunos de uma escola secundária em Cingapura se tornou
viral.
A tarefa colocada aos alunos era a de descobrir a data
do aniversário de 'Cheryl', partindo de informações sobre ela e outros
dois amigos.
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