domingo, 2 de maio de 2010

Especial: A Fantástica Fábrica de Automóveis

Só dá pra dizer que era impressionante. Quando o e-mail do departamento de Marketing de Relacionamento da Volkswagen chegou à caixa de mensagens do e-mail do blog nos convidando para conhecer a linha de fabricação e montagem da fábrica de Taubaté (SP) – onde são produzidos Gol G4, Gol G5, Parati e o mais recente lançamento (ou relançamento, como preferir) da montadora, o Voyage – e ainda poder dirigir este último modelo na pista de testes da unidade, nós do Pit Stop ficamos surpresos com a possibilidade de se “aventurar” em uma das mais modernas fábricas de automóveis do país.



009

Sendo assim, com esse convite irrecusável, eu, confirmei minha presença. Como também cada convidado podia levar um acompanhante, junto comigo foi meu irmão, e ele ficou todo impressionado... Tanto quanto eu.

007 012

O ponto de encontro combinado para que o micro-ônibus nos levasse até a fábrica (cerca de 170 km de distância da cidade de São Paulo) foi a Volkswagen Haus, uma concessionária diferenciada onde são realizados eventos e que conta com um showroom composto pelos modelos topo de linha da montadora alemã. E lá estávamos nós, naquela terça-feira de fraca chuva, aguardando pela viagem. Após um café de boas vindas e apresentação da equipe que acompanharia os convidados pelo “passeio”, embarcamos no veículo e cerca de 2 horas depois estávamos passando pelo portão da fábrica de Taubaté, com seus 3,8 milhões de m² de área total.

003 004

Foi explicado no final da visita que éramos o primeiro grupo que a VW convida para conhecer a linha de montagem e testar um modelo específico. A montadora quer aumentar a relação com os clientes e admiradores da marca. Logo, além do Clube do Voyage, estavam presentes também um representante do blog Pitstop e um representante do site Volks Page. Nossa visita teve seu começo agradando ao estômago. Sim, como chegamos na hora do almoço, a primeira coisa que fizemos foi almoçar no refeitório da fábrica, onde passam diariamente mais de 5 mil funcionários.

008

Após “reabastecidos” e termos recebido jalecos, óculos de proteção e equipamentos de áudio (para que pudéssemos ouvir a guia) seguimos enfim para conhecer a linha de montagem da Volkswagen. A unidade de Taubaté teve sua produção iniciada em 1978, com o Passat, mas na verdade a fabricação do modelo era só uma preparação dos funcionários para que em 1980 o Gol começasse a ser produzido. O galpão da linha de montagem é impressionantemente grande. As carrocerias dos veículos sendo transportadas por máquinas presas ao teto chamam bastante a atenção.

010 0131

É possível perceber a organização e limpeza do local e é fácil se entreter com as mais variadas peças “chegando” por meio de máquinas ou até mesmo com o processo de montagem dos motores. O Gol G5 e Voyage predominavam na linha de montagem, enquanto o Gol G4 aparecia com menos frequência e a Parati menos ainda. Hoje, a unidade produz cerca de 1500 carros por dia. Após o processo de fabricação todos os veículos vão para uma pequena pista de avaliação, para que se confira se não há nenhuma irregularidade e depois para um túnel d’água, para verificarem sua vedação.

001

Depois de ver a linha de montagem, no caminho para a linha de fabricação das peças nos foi mostrado um enorme depósito, onde carrocerias já fabricadas ficam armazenadas em fileiras verticais. A guia explicou que a “reserva” de carrocerias é necessária para que a fábrica consiga planejar e controlar sua produção. Segundo um técnico que nos acompanhava, o galpão da linha de fabricação era inteiramente novo e foi projetado para a fabricação da nova versão do Gol e Voyage. Novamente, se nota a limpeza e organização do local do trabalho, predominando mais ainda a presença de máquinas.

002 011

Destaque para um equipamento exclusivo da unidade de Taubaté que, segundo a guia, foi desenvolvido pela Audi e é um dos mais modernos em questão de soldagem da carroceria, fazendo com que o processo seja realizado com perfeição. A ação dos braços mecânicos é impressionante, tanto por sua sincronia quanto pela velocidade com que realizam o trabalho. Com o equipamento é possível soldar 4 veículos ao mesmo tempo. Por um dos corredores do galpão estava a carroceria de um Gol, mostrando os pontos onde o modelo é soldado, e também havia a presença de carrocerias que foram danificadas durante o processo de fabricação, com uma indicação de onde estavam suas falhas.

005

A excursão à “Fantástica fábrica de automóveis” (uma alusão ao filme “Fantástica fábrica de chocolate” feita pela responsável pelo convite, Elisabete Marques), acabou assim, deixando um grupo de apaixonados por carros com a sensação de que conhecer como os motivos de sua paixão são produzidos só fez crescer o sentimento.

Visita feita a convite da própria Volkswagen... Agradecimentos especiais à Elizabete Marques !!


Fotos retiradas do Pitstop;

Nenhum comentário: