quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Review: Gran Turismo 5

Gran Turismo 5 é sem dúvida o jogo mais aguardado do PlayStation 3. A sua primeira aparição ocorreu em 2006 – mesmo ano do lançamento do console – e nos últimos quatro anos o jogo foi ganhando trailers, fotos e novidades. Até a E3 2010 Gran Turismo 5 sempre fora um sonho distante, quando finalmente a sua data de lançamento foi revelada pela Sony.



No dia 2 de novembro, Gran Turismo 5 deveria chegar em todas as regiões do mundo, o que não aconteceu. Cerca de três semanas antes do seu lançamento oficial a Sony adiou o jogo por motivos nunca divulgados, entretanto, 21 dias depois ele chegaria às lojas de todo o mundo. Finalmente Gran Turismo 5 foi lançado e o jogo mais aguardado de todos os tempos promete ser o simulador definitivo de corridas de carro. Neste meio tempo o Game Generation realizou uma série de oito especiais sobre o jogo, contando todos os detalhes que já haviam sido antecipados pela Polyphony Digital, mas só agora com o jogo em mãos poderemos realizar uma análise profunda.

Os números e destaques de Gran Turismo 5 impressionam: são 1.031 carros disponíveis (mais de 200 deles são carros premiums, com níveis de detalhes jamais vistos, e os outros mais de 800 carros são normais, com designs remodelados para a quinta versão do jogo); dezenas de pistas que somam mais de 70 circuitos diferentes; corridas noturnas e com transição de tempomodo online com corridas para até 16 jogadores e suporte a voice chat; sistema climático dinâmico (chuva, neve, névoa), modo de fotografias com possibilidade de compartilhamento online; suporte a 1080p com 60 frames por segundo (na grande maioria do jogo); suporte 3D e HDMI 1.4; modo de criação e compartilhamento de circuitos; conectividade com o PSP (necessário Gran Turismo para PSP); possibilidade de customização da trilha sonora; modo carreira; sistema de danos; Top Gear Test Track; X1 Prototype desenvolvido pela equipe Red Bull Racing (e o campeão mundial de Formula 1 Sebastian Vettel); licença oficial da Nascar, licença oficial da Super GT; licença oficial da WRC e muito mais…

Com tantas possibilidades, Gran Turismo 5 criou uma enorme expectativa em todos os fãs e a responsabilidade da Polyphony Digital, produtora do jogo, e de Kazunori Yamauchi, criador da série, só aumentaram na medida que cada um dos destaques foram revelados. Todos esperamos um jogo perfeito, mas muitas vezes um jogo extremamente completo nem sempre é perfeito.

Para analisar Gran Turismo 5 precisamos lembrar que ele possui o DNA da série Gran Turismo. Esta informação é muito importante para os usuários que esperam um jogo completamente reformulado ou totalmente diferente dos antigos jogos Gran Turismo. Ao realizar esta análise procuraremos observar a evolução que Gran Turismo 5 proporciona em cada um dos aspectos do jogo, além da adaptação ao console da atual geração da Sony e as tecnologias que são utilizadas, não possíveis mudanças que poderiam ter sido realizadas.

Precisamos lembrar que o desenvolvimento de Gran Turismo 5 durou mais de 5 anos e por este motivo seremos extremamente criteriosos em todos os aspectos que serão analisados, mas sempre lembrando que este jogo é uma evolução dos demais jogos da série.

Com todos estes pontos levantados antes do inicio desta aguardada análise, esperamos que você leitor (amante ou não da série), possa entender todos os possíveis elogios e/ou críticas que serão feitas. Procuraremos esclarecer os motivos de possíveis críticas, para que o entendimento desta análise seja feita da maneira mais natural possível.

Neste momento entraremos no mundo de Gran Turismo 5, pegue carona com o Game Generation e descubra detalhadamente tudo sobre o jogo.



Para começar esta análise, utilizamos um PS3 Slim, um GT5 Americano, uma TV Full HD e um Volante Logitech G27. A importância de informar o equipamento começa no primeiro minuto do jogo, quando inicia-se o período de download da atualização 1.01 (133MB) e posteriormente a instalação do jogo no HDD.

Como já havíamos noticiado, o jogo ocupa cerca de 10GB do HDD e apesar de não ser obrigatória, a instalação melhora muito o desempenho do jogo. Por este motivo optamos por realizar a instalação completa que quando iniciada tinha previsão de 50 minutos para acabar. O tempo irá variar de acordo com o seu console e o HDD que você possui, no PlayStation 3 Slim utilizado o tempo total de instalação foi de 42 minutos.

Com tudo instalado finalmente temos acesso ao jogo, começando por uma apresentação de quase 7 minutos (veja aqui) que mostra um pouco dos bastidores da fabricação de um automóvel e posteriormente mostra Gran Turismo 5 em belas imagens. A trilha sonora da versão americana fica por conta do grupo My Chemical Romance, que apesar de ter uma boa música, não chega a empolgar o jogador como a banda Cardigans empolgou na abertura de Gran Turismo 2.

Os menus do jogo continuam muito característicos à série e apesar de evoluírem muito não trarão dificuldades aos jogadores mais antigos. Para quem nunca jogou Gran Turismo, os menus podem parecer um pouco confuso, principalmente pela grande quantidade de informações e opções que o jogo possui.

Como os outros jogos da série, Gran Turismo 5 possui duas divisões básicas: Arcade Mode e GT Mode (Simulation Mode) além de adicionar o Course Maker e a Gran Turismo TV.

Gran Turismo 5 - Menu Principal

Gran Turismo 5 - Menu Principal

Arcade Mode:
O Arcade Mode permite que o jogador realize quatro diferentes tipos de provas: Corrida Simples, Corrida contra o Tempo, Drift e Batalha de 2 Jogadores, todas com uma grande variedade de carros que estão disponíveis desde o início do jogo em uma grande quantidade de circuitos, além de poder utilizar os seus carros do GT Mode. Entretanto nem todos os circuitos do jogo estão disponíveis neste modo, principalmente porque muitos deles serão liberados com a sua evolução no GT Mode.

Mas já é possivel testar muitas das novidades presentes em Gran Turismo 5, como corridas noturnas com chuva, corridas com neve e transição de horário. Sentimos falta de poder jogar qualquer circuito com o clima desejado, infelizmente esta opção não existe. Apenas alguns circuitos possuem mais de um tipo de clima.


Antes de cada corrida é possível definir também o número de voltas, dificuldade da inteligência artificial, configurações e ajustes de assistências de pilotagem e o tunning completo do carro.

O Arcade Mode irá agradar jogadores que desejam pilotar carros de grande potência logo no início do jogo, mas torna-se um modo de jogo extremamente básico quando comparado ao GT Mode. eja abaixo um pouco dos menus do Arcade Mode, os carros disponíveis e a corrida:

GT Mode:
É no GT Mode que Gran Turismo 5 mostra do que realmente é capaz. Ao iniciar o GT Mode o jogador deve criar o seu piloto e customizar o seu My Home – uma espécie de desktop onde as principais informações do jogo estão localizadas. As opções de customização são limitadas, mas conseguem deixar o My Home com a sua cara.

A navegação no My Home é muito intuitiva, mas jogadores novatos irão se assustar com a grande quantidade de opções disponíveis. Aqui poderemos acessar os dois principais modos de jogo, A-spec e B-spec, os Eventos Especiais, os Testes de Licença, visitar todos os vendedores de carros novos e também usados, tunar o seu carro no Tunning Shop e ainda realizar serviços no GT Auto, testar o seu carro no Practice e tirar fotos no Photo Travel. O modo online, que terá uma análise separada abaixo, também está presente com duas opções, Open Lobby e Official Events. Além da possibilidade de visualizar o seu Perfil Online e a sua Comunidade.

O My Home ainda dará acesso a sua Garagem, Itens, Álbum de Fotos, Lista de Pilotos (B-Spec), Biblioteca de Músicas, Museu e a Lista de Circuitos.

Gran Turismo 5 - Minha Casa

Gran Turismo 5 - Minha Casa

Como é possível imaginar, o My Home é realmente a sua casa no GT Mode e saber navegar nela é extremamente importante para que o jogador possa achar com facilidade a informação que deseja. Mesmo os usuários mais antigos da série terão um período de adaptação, principalmente com as funcionalidades do Perfil Online e Comunidade.

A evolução do piloto (medida em levels) no GT Mode está separada pelos dois principais modos de jogo, A-spec e B-spec, e será através desta evolução que o jogador terá acesso a todos os eventos e carros. No início, o jogador poderá participar de uma pequena quantidade de eventos e comprar um carro de uma lista muito limitada; com a sua evolução novos eventos são liberados e novos carros poderão ser comprados.

Apesar de ser extremamente inteligente, a evolução do piloto poderá frustrar jogadores que desejam comprar um carro veloz logo no íncio do jogo. Será preciso dinheiro (ganho através dos eventos) e muita dedicação para conseguir chegar aos níveis mais altos e aí sim conseguir comprar os carros mais potentes. Por este motivo, tenha muita paciência, antes de pilotar um carro veloz você deverá treinar muito em carros mais lentos e em circuitos que exigem menos talento, conforme você melhorar a sua pilotagem, carros mais rápidos já poderão ser comprados e você terá habilidade suficiente para pilotá-los.

Um destaque que não poderia ficar de fora é o sistema de danos. Lemos diversos reviews criticando o sistema de danos, entretanto é notável que TODOS os sites que divulgaram reviews na última semana não testaram o jogo por muito tempo e consequentemente não puderam ver a evolução do sistema de danos. No GT Mode ele aparecerá conforme a sua evolução, isto é, no incício os carros não sofrerão danos, por mais forte que você possa bater. A partir do Level 10, os carros começarão a sofrer pequenos danos visuais, mas após o térmido da corrida eles estarão perfeitos. Com o passar dos levels eles começarão a sofrer ainda mais danos, não só visuais como mecânicos (falhas de motos, pneus furados, etc..) e os carros continuarão danificados após a corrida. Veja este exemplo de um jogador no Level 40.

Podemos dizer que o sistema de danos foi criticado de forma errada pela mídia especialista e como diversos outros fatores do jogo que mudam conforme a sua evolução no jogo, o sistema de danos é apenas mais um. Abaixo podemos ver uma série de fotos realizadas no Level 13, é possível notar que os carros adversários sofrem mais danos que o carro do jogador (Zonda R), que mesmo após diversas capotagens permanece praticamente intácto. Lembramos, isto não é uma falha, é simplesmente a evolução do jogo.


O sistema de danos causou uma ótima impressão e nos surpreendeu, após receber muitas críticas na internet, temos certeza que elas não se justificam. O sistema de danos é inteligente, pois o jogador novato (com pouco dinheiro e no inicio do jogo) não teria condições de arrumar um carro danificado, enquanto um jogador intermediário (acima do level 20, com mais dinheiro e experiência) terá mais condições financeiras de realisar estes reparos. Se este ponto estava preocupando, fique tranquilo, no geral o sistema é muito bom.

Com a evolução do piloto compreendida, voltamos às opções do My Home. Será através delas que o jogador irá evoluir e ganhar dinheiro.
A-spec: Modo principal de pilotagem, segue as mesmas características dos demais jogos da série. Possui enorme quantidade de eventos divididos em categorias que vão de inicianteexpert. Cada evento possui limitações (potência máxima, peso máximo, tipo de tração, país de origem do carro, estilo do carro, etc…) e por este motivo você deverá aos poucos aumentar o número de carros na sua garagem. O dinheiro conquistado deverá ser investido em novos carros que atendem às limitações dos próximos eventos. Vale destacar que conforme o jogador evolui, a dificuldade do jogo também evolui.


B-spec: Neste modo de jogo você sai do carro e torna-se um diretor de equipe. A sua principal função é comandar os seus pilotos durante a corrida. O B-Spec possui a mesma estrutura de eventos do A-spec, mas comandar pilotos pode parecer difícil e frustrante no início. O principal motivo é que os pilotos criados também seguem uma linha de evolução e no incício eles são extremamente fracos e péssimos no volante.


Você, como chefe de equipe, limita-se apenas em dar ordens por rádio (aumente o ritmo, diminua o ritmo, mantenha o ritmo, realize uma ultrapassagem) que serão interpretadas pelo seu piloto. Entretanto os pilotos que estão sendo comandados possuem características únicas, alguns poderão ter melhor desempenho quando você passa um comando de aumentar o ritmo, outros poderão cometer erros.

Como chefe de equipe, você terá acesso a uma grande quantidade de informações enquanto os seus pilotos participam de um evento, diferentes tipos de câmera estão disponíveis, bem como muitas informações do tempo de todos os pilotos da corrida e o sentimento do seu piloto. Este último, dividido em cansaço físico e cansaço mental, está diretamente ligado a suas ordens por rádio e o desempenho dele na corrida. Se ele se sente pressionado irá errar e você sabendo disso deverá passar uma ordem para ele manter ou diminuir o ritmo, se ele está muito tranquilo você pode passar uma ordem para ele aumentar o ritmo.

Conforme os seus pilotos evoluem, as suas ordens por rádio terão mais eficiência e o B-spec se torna muito mais divertido.
Eventos Especiais: São eventos especiais e “extras”. Estão inclusos: Kart, Nascar, Top Gear Test Track, Academia de Pilotagem AMG, GT Rally, Grand Tour, Sebastian Loeb Rally School. Cada um destes eventos possui uma história e uma apresentação especial, seja um video apresentando o programa de televisão Top Gear e o seu circuito de testes, seja dicas de Jeff Gordon para os eventos da Nascar. Além disso os eventos são divididos por categorias, assim como o A-spec e o B-spec, que são liberadas de acordo com a sua evolução no jogo. Veja abaixo algumas imagens dos Eventos Especiais e um video da Escola de Pilotagem de NASCAR com Jeff Gordon.


Testes de Licença: Mais um modo muito famoso aos jogadores da série. Aqui você deverá realizar uma série de testes para adquirir diversos tipos de licença. Eles irão testar a sua capacidade de executar os mais diversos tipos de manobras e quanto mais importante a licença, mais difícil e exigente o teste será.

Neste modo de jogo, os carros são pré estabelecidos (todos utilizados são Premiums) e três objetivos diferentes são dados para cada um dos testes, divididos em troféu de bronze, prata e ouro. Enquanto um jogador normal conseguirá adquirir facilmente uma licença com troféus de bronze, apenas os mais dedicados conseguirão conquistar os troféus de ouro. Apesar de conseguir a licença com qualquer tipo de troféu em cada um dos testes, a recompensa é muito melhor quando todos eles são de ouro. Veja abaixo algumas imagens e um video dos Testes de Licença.


Vendedores de Carros: Nesta opção o jogador poderá navegar em todas as lojas de carros disponíveis no jogo. Mas para comprar aquela Ferrari dos seus sonhos você deverá ter dinheiro, além de atingir o nível mínimo exigido de experiência. Os menus estão muito bem divididos e seguem o padrão do Gran Turismo 5 Prologue. O destaque fica para a quantidade de informação que cada carro possui, antes de comprar você ainda poderá ver uma demonstração do carro onde é possível sentir o seu motor, ronco, etc… Confira abaixo algumas imagens e um Tour em video das principais concessionárias do jogo.


Tunning Shop: Depois que você comprou um carro, nada mais justo do que melhorar o seu desempenho. O Tunning Shop é o lugar ideal para realizar este upgrade. Você poderá evoluir praticamente tudo no carro, incluindo: motor, filtros, escapamentos, pneus, turbo, transmissão, suspensão, entre outros. A melhora na performance do carro está diretamente ligada as suas características, isto é, enquanto alguns carros poderão instalar um Turbo, outros poderão instalar um Supercharger. Tanto carros Premium quanto carros Standard podem receber upgrades, mas visualmente ela será mais notável nos carros Premium. Confira abaixo algumas imagens e um video do Tunning Shop.


GT Auto: Nesta opção o jogador poderá realizar alguns serviços no seu carro. Lavagem, troca de Óleo, pintura, troca de rodas (número bastante limitado), kits aerodinâmicos e transformação em carro de corrida são as opções disponíveis. Novamente os carros Standard sofrem com limitações, eles não podem ser transformados em carros de corrida, não podem trocar de roda e possuem poucas opções de Kits aerodinâmicos.

Gran Turismo 5 - GT Auto

Gran Turismo 5 - GT Auto

Practice: Não exige muitas explicações, você poderá rodar com o seu carro em qualquer um dos circuitos disponíveis no jogo, inclusive os criados no Course Maker, e testar seu desempenho. Ideal para quem não conhece um circuito e não quer fazer feio em um evento.

Photo Travel: Não confunda com o Photomode que pode ser acessado nos replays de uma corrida. O Photo Travel é um modo onde você vira um fotógrafo. Estão disponíveis quatro cenários: Kyoto, Market Street, Red Bull Museum e Arweiler Town Square. Neles você poderá posicionar o seu carro e capturar imagens incríveis.


Gran Turismo 5 é um jogo de corrida, mas o Photo Travel + Photomode pode ser chamado de um jogo de fotografia. Até para os mais entendidos de fotografia, a variedade de opções irá surpreender. Você terá posse de uma câmera DLSR e poderá ajustar simplesmente tudo na foto, desde filtros à abertura e exposição das lentes. As fotos podem ser salvas em JPEG (1080p) ou então em um formato 3D que infelizmente não pudemos testar (exige uma TV 3D). Além disso as fotos poderão ser exportadas para a XMB do PS3 de forma simples. Todas as suas fotos poderão ser vistas no Álbum de Fotos, disponível no My Home.

Garagem: Exibirá toda a sua coleção de carros de diversas formas. Conforme a quantidade aumenta, pode ser complicado de achar um carro específico, por este motivo o uso dos filtros se torna essencial. Cada carro, quando selecionado, exibira uma série de informações importantes que ajudarão o jogador na sua escolha para determinado evento.


Lista de Pilotos: Aqui são criados e listados os pilotos para o B-spec. Os pilotos são criados de forma simples e rápida, mas as opções de customização são extremamente limitadas. Você não pode definir as suas características ou seu nome, você poderá apenas utilizar um botão que irá gerar nomes e características de forma aleatória.

Biblioteca de Músicas: Nesta opção você poderá gerenciar as suas músicas do jogo. Como ele permite trilha sonora personalizada, que substitui as músicas originais do jogo, este local irá facilitar a sua vida.

Museu: Outra novidade muito interessante. O museu trabalha como um álbum de figurinhas, ele é dividido por montadora e cada montadora possui uma grande quantidade de carros. No início todos estão “trancados” e conforme você evolui no jogo, ganha acesso aos carros e suas informações e fotos.

Resumidamente esta são todas as opções do GT Mode, selecionadas no My Home. O GT Mode é o crème de la crème de Gran Turismo 5 e exigirá muito tempo de dedicação para que tudo seja conquistado. O conteúdo impressiona e irá agradar muitos jogadores, mas os mais apressados irão se frustrar com este modo de jogo.

É fácil notar que o GT Mode foi contruído pensando em jogadores dedicados ao jogo, ele simula a vida de um piloto e a evolução na sua carreira. Como a vida real, para pilotar os carros mais desejados, você deve antes pilotar carros com pouca potência. Se você procura uma simulação completa, GT Mode irá agradar. Prepara-se para andar milhares de quilômetros em carros com menos de 100 cavalos, com velocidade máxima muito baixa e que transmitem pouca emoção ao piloto. Mas dê tempo ao jogo, pois a evolução valerá a sua dedicação.

Talvez o ponto negativo fique justamente nisso, o GT Mode dificilmente irá conquistar jogadores casuais que buscam emoções logo na primeira volta do jogo, apesar de ser um modo muito idolatrado pelos fãs, ela acaba sendo focado apenas neste público. Jogadores casuais ficarão frustrados e enjoados do GT Mode facilmente.

Para quem entrar de cabeça neste modo e logo no início do jogo achar que a inteligência artificial dos pilotos adversários é fraca, fique esperto pois conforme você evolui o seu piloto e libera eventos com dificuldade mais elevada, este problema irá acabar. Além disso

Couse Maker:

Outra novidade de Gran Turismo 5 é a possibilidade de criação de circuitos personalizados. Mas não pense que você poderá desenhar o traçado livremente, pois não é assim que funciona o Course Maker. O jogador pode escolher 7 tipos diferentes de ambientes onde o circuito será criado: Toscana (Estrada), Eifel (Pista Fechada), Mt. Aso (Estrada), Liège (Rally), Alaska (Neve), Eifel (Kart) e Tokyo Bay (Kart). Após selecionado o ambiente, o jogador é levado a tela de opções de criação do circuito.

Todo circuito pode ter de 1 a 7 setores e cada setor pode ser configurado individualmente na relação de complexidade (quanto maior, mais curvas) e largura da pista. Como existem diversas opções, a criação randômica dos setores resulta sempre em diferentes circuitos. Além disso é possível selecionar o clima e o horário da corrida.

Com o traçado pronto, você pode testá-lo e depois salvá-lo para utilização nos diversos modos de jogo disponíveis. Apesar de simples, o modo de criação de traçados abre um enorme leque de novos circuitos e a possibilidade de compartilhar estes circuitos com os amigos torna o Course Maker ainda mais interessante. Veja abaixo uma imagem e um video que mostra mais detalhes da criação de circuitos em Gran Turismo 5.

Gran Turismo 5 - Course Maker

Gran Turismo 5 - Course Maker

Gran Turismo TV:
A Gran Turismo TV é muito parecida com o que já tínhamos no Gran Turismo 5 Prologue, um ambiente onde programas de televisão especializados em carros podem ser comprados, baixados e assistidos pelo jogador. Existe também muito material grátis que pode ser visto através de streaming. A qualidade dos vídeos é excelente, todos testados em 1080p. Apesar de ser um extra, não deixa de ser interessante poder curtir os trailers e vídeos de Gran Turismo, Top Gear entre outros, diretamente no GT5.

Gran Turismo 5 - GT TV

Gran Turismo 5 - GT TV

Opções:
Será através do menu de opções que o jogo poderá ser configurado. Ele possui o mesmo design do Gran Turismo 5 Prologue, adicionando apenas mais opções a serem selecionadas.

Neste menu não iremos encontrar seleção de idiomas, o Gran Turismo 5 utiliza o mesmo idioma do PlayStation 3 e por este motivo ele deverá ser definido como Português para que o jogo seja carregado no nosso idioma. Sim, ele está presente em todas as linhas de texto do jogo, mesmo nas descrições mais específicas de um carro, temos um texto muito bem escrito no nosso idioma. Mas o Português é de Portugal, por isso não ache estranho palavras diferentes surgirem no meio dos textos.

Além disso é possível configurar o suporte a 3D e PlayStation Eye, que é responsável pelo head tracking nos carros premium. Vale destacar a qualidade do head tracking, que depois de configurado cria uma experiência nova quando o carro é pilotado com a visão interna. Mas em nossos testes ele funcionou apenas no Arcade Mode e possivelmente será liberado com o tempo na GT Mode.

Para quem tem volante, existe uma grande variedade de modelos disponíveis, mas os mais modernos G25/G27 não possuem suporte oficial no jogo. Entretanto estes volantes funcionarão normalmente e com todos os principais comandos funcionando.



Talvez o principal motivo da enorme hype criada pelo jogo antes do seu lançamento tenha sido justamente os gráficos. Ficou claro desde as primeiras fotos divulgadas que a Polyphony Digital queria atingir um novo patamar gráfico com Gran Turismo 5. Mas será que ela conseguiu?

Respondendo diretamente, ela conseguiu apenas em partes. Podemos separar neste momento os gráficos de Gran Turismo 5 em dois, “tudo o que é novo” e “tudo que foi aproveitado”.

Na parte onde “tudo é novo”, Gran Turismo 5 impressiona e surpreende até os mais fanáticos jogadores da série. A qualidade gráfica dos carros Premium é ótima e o nível de detalhes, que muitas vezes só pode ser reparado no Photomode, é excelente. Além disso os novos circuitos adicionados ao jogo possuem uma enorme quantidade de detalhes.


Entretanto na parte onde “o que foi aproveitado”, os gráficos deixam a desejar. Aliás, eles não deixam a desejar. Os gráficos dos circuitos antigos, que foram reconstruídos no PlayStation 3, assim como dos carros Standard, são muito bons. Podemos dizer que este conteúdo é muito parecido com o que vimos em Gran Turismo 5 Prologue e então perguntamos, você achava ruim os gráficos de Gran Turismo 5 Prologue? Eu não!

O fato é que existe um gap grande entre o conteúdo Premium e o conteúdo Standard. Os carros podem ser selecionados e você consegue jogar todo o GT Mode rodando apenas em carros Premium, mas os circuitos não. É notável que alguns circuitos possuem um nível de detalhes menor do que outros. Além disso, faz muita falta a visão interna nos carros Standard principalmente pelo fato de que alterar visões exige adaptação. Talvez os carros standard poderiam ter a visão interna com um nível de detalhes menor, eu não me importaria, mas isso não foi feito e para um jogo que queria revolucionar e atingir um novo patamar gráfico, é uma falha grave! Veja abaixo fotos de carros Standard:


Além disso, a Polyphony Digital fez uma opção ousada, rodar um jogo em Full HD com 60 FPS e suporte 3D. Funcionou na grande maioria das vezes, mas não sempre. Em determinados momentos existe uma queda de framerate no jogo, notada principalmente quando você está em uma corrida com 16 carros em um clima chuvoso. O spray da chuva, mais a chuva, mais o detalhe dos carros e da pista faz com que os gráficos engasguem. Pudemos notar também alguns serrilhados na sombra dos carros e em detalhes distantes em algumas pistas antigas. Isso torna o jogo ruim ou menos bonito? De forma alguma, mas para quem gostaria de atingir um novo patamar, é outra falha grave!

Como disse no início deste texto, é necessário ser extremamente criterioso para avaliar um jogo que prometeu um novo patamar gráfico. Gran Turismo 5 tinha toda a capacidade de atingir este novo patamar se não fosse escolhas feitas pela Polyphony Digital. Os carros premium são incríveis, possuem um nível de detalhes que jamais vi em outro jogo, mas talvez se eles possuíssem apenas 90% dos detalhes que eles possuem, os carros Standard poderiam ser mais bem trabalhados e talvez poderiam ter uma visão interna. O jogo continuaria, graficamente, sendo infinitamente superior a qualquer outro jogo de corrida, mas não criaria uma discórdia.

Jogadores casuais não notarão nenhum dos pequenos problemas que relatei aqui, exceto a falta de visão interna nos carros standard, e os mais fanáticos que conseguirem observar estes problemas dificilmente vão achar o jogo pior por causa disso. Mas a sensação que fica é que a Polyphony Digital tentou dar um passo maior que as pernas e criou uma enorme expectativa que é atendida apenas por uma parte do conteúdo do jogo.


Você vai gostar dos gráficos do jogo? Com certeza! Eles sem dúvida são um dos mais belos gráficos dos videogames e com certeza o melhor quando falamos de jogos de corrida, até arrisco dizer que você irá se surpreender quando pilotar o primeiro carro premium com visão interna. Mas talvez só Gran Turismo 6 tenha o nível de detalhes “premium” que Gran Turismo 5 prometeu e cumpriu apenas em uma parte do jogo.


Você que é fanático por carros já sabe a quatro quarteirões de distância que aquele barulho é de uma Maserati Gran Turismo e conforme ela vai se aproximando a sua atenção só aumenta para ver o carro passar e se arrepiar de ouvir o seu barulho. O barulho de um motor de um carro é talvez o ponto mais importante dentro de um jogo de corrida, é ele o responsável por aumentar o seus batimentos cardíacos quando um carro potente é acelerado e talvez este efeito seja o mais complicado de retransmitir dentro de um jogo.

O primeiro fator é que para passar um pouco da realidade ao jogador, é necessário um equipamento de som muito bom. Não é possível avaliar a qualidade dos efeitos sonoros utilizando as caixas de som internas da sua televisão. Com toda certeza ela não passará a mesma emoção que um Home Theater com sistema digital DTS 5.1. Utilizamos este segundo para avaliar os efeitos sonoros de Gran Turismo 5.

Tomamos como base o Mercedes-Benz C63 AMG, um carro extremamente esportivo com um ronco incomparável (Ouça em HD: aqui e aqui). Escolhi este carro pois é um dos esportivos que mais pude guiar na vida real e por este motivo sei exatamente o ronco da sua aceleração e troca de marchas e principalmente na redução de marchas. Por este motivo tenho bases de comparação.

O Mercedes-Benz C63 AMG foi o primeiro carro que comprei no jogo e após confirmar a compra me surpreendi com os segundos seguintes. Em Gran Turismo 5, após realizar uma compra, o carro aparece e no fundo temos o efeito sonoro da sua partida. Com o volume quase no máximo, senti o ronco nervoso do C63 dentro do meu quarto, como se o carro estivesse presente no ambiente.

Levei o C63 para Fuji onde pude realizar alguns testes. Foram cerca de 10 voltas onde pude perceber os efeitos de aceleração, troca de marcha, freios e redução de marcha. Me surpreendi com o resultado obtido. Testei todas as visões disponíveis no jogo e em cada um delas tive um resultado diferente, como já esperava. Na visão interna do carro, a que normalmente utilizo para jogar, é possível notar o ronco do motor de forma abafada, enquanto a visão externa consegue transmitir com a mais precisa realidade o grosso ronco do motor.

Talvez o ponto frustrante seja justamente esse, na vida real quando você guia um carro esportivo desses, quem realmente curte o barulho do motor são os pedestres e não o piloto. Para você, motorista, ouvir o real barulho do motor, é necessário estar em um túnel ou ambiente fechado. E por isso é muito difícil escolher entre a visão ideal ou o ronco do motor sensacional! Como na vida real, não é possível ter os dois ao mesmo tempo.

Além do Mercedes-Benz C63 AMG, realizei uma grande quantidade de testes com diversos outros carros e os resultados obtidos foram parecidos, apesar de menos emocionantes. Por conseguir representar o verdadeiro barulho do motor, ao pilotar um Peugeot 207 na extensa reta de Fuji, você parece parado e o barulho do francês é praticamente inexistente.

Quando saímos do carro, analisamos a trilha sonora do jogo. Temos uma extensa lista de músicas que na minha opinião não precisavam estar lá, nenhuma delas! A primeira coisa que fiz foi justamente desligar a música do jogo para curtir o barulho dos carros.  Mas isso é uma opinião minha. Tive que ligar novamente para realizar alguns testes. A qualidade das músicas é uma questão pessoal, por isso fica complicado de apontar se é boa ou ruim, mas a possibilidade de customizar a sua trilha sonora resolve este problema, basta ter músicas em seu HDD e criar a sua lista de resrodução. Mas a minha dica é, quer ouvir música? Vai jogar rock Band 3. Gran Turismo 5 é jogo de carro e por isso devemos ouvir os carros.

Para completar este quesito, alguns eventos do jogo no modo GT Mode, como o da Nascar, contam com a presença de um piloto ou personalidade. Jeff Gordon foi o caso e a sua voz, transmitida no jogo, estava muito boa, apesar da falta de sincronia com os seus movimentos da boca. Uma coisa que fica claro é que a Polyphony sabe criar carros bonitos e não pessoas, pois coitado do Jeff Gordon! Ou talvez ele realmente seja feio…


Para falar da jogabilidade é importante lembrar que Gran Turismo 5 é um simulador de corridas, que tenta trazer para o videogame exatamente as mesmas características de um circuito de corrida. Dito isso, é importante lembrar que em uma corrida de verdade, os carros de uma categoria fraca andam devagar, que carros não deixam rastros , que efeitos de velocidade são coisas de videogame e não da vida real e que nenhum carro consegue fazer uma curva fechada a 200km/h.

Não espere de Gran Turismo 5 efeitos incríveis de velocidade, principalmente quando você está pilotando um Ford KA em um circuito de velocidade. O jogo transmitirá a real sensação de pilotagem de um Ford KA em um circuito, isto é, o carro ficará praticamente parado e quase sem nenhuma emoção. Abaixo podemos ver como pilotar uma Kombi é frustrante para que quer velocidade:

A jogabilidade de Gran Turismo 5 é uma evolução da jogabilidade de GT5 Prologue, isto é, se você jogou o Prologue, provavelmente se adaptará sem muitos problemas a Gran Turismo 5, entretanto, ainda é uma evolução e por isso existem algumas novidades que devem ser destacadas.

Diferentemente de GT5 Prologue que possui uma pequena quantidade de carros e de categorias semelhantes, Gran Turismo 5 possui uma vasta quantidade de carros que englobam Karts, Formula 1, Nascar, carros de Rally, carros de turismo, carros de passeio com desempenho, carros de passeio sem desempenho, pickups, entre outros. Então espera-se que cada um deste tipo de carro tenha uma jogabilidade diferente, o que acontece é muito mais do que isso.

Para tentar explicar como a jogabilidade de Gran Turismo 5 foi elevada a um novo patamar, realizarei algumas comparações básicas com a vida real.

Karts: Possuem uma forma única e específica de pilotagem, em velocidades altas exigem força do piloto, enquanto em velocidades baixas realizam manobras com mais agilidade. Quando pilotamos um Kart em Gran Turismo 5, sentimos exatamente a mesma sensação. O Kart é bastante ágil e veloz, mas por falta de tecnologia exige um trabalho braçal maior do piloto que deverá controlar constantemente suas saídas de traseira, realizando em alguns momentos drift para conseguir contornar as curvas. Em conjunto com acelerador/freio, que devem ser dosados cautelosamente.


Nascar: Nunca pilotei um carro de Nascar, mas ao ver um carro daquele tamanho, esperamos algo pouco ágil e com muita potência. Os carros da Nascar no Gran Turismo 5 possuem uma forma única de pilotagem, qualquer movimento mais brusco fará com que o carro rode, mesmo estando em uma reta.


Rally: Pilotar um carro de rally significar virar o volante para a direita para realizar uma curva para a esquerda e vice versa. A sensação de drift é constante e o controle do carro exigido pelo piloto é muito maior do que em um carro de asfalto. Para pilotar na terra com velocidade, Gran Turismo 5 exigirá muita técnica do piloto com as mãos e com os pés, e pilotar no limite significa maior possibilidade de erros. Mesmo utilizando o volante, demorei para conseguir acertar uma volta completa em uma pista de Rally em alta velocidade. Também nunca pilotei um carro de Rally, mas já vi muitas corridas e a sensação é muito parecida, de tentar controlar o descontrole.

Carros de passeio com Potência: Para tentar explicar a evolução nesta categoria, precisarei usar o Gran Turismo 5 Prologue como exemplo. Digamos que no GT5 Prologue nós temos dois carros, um Ford GT e uma Ferrari California, são carros de categorias parecidas mas com estilos de pilotagem totalmente diferente. Quando comparamos a Ferrari California com a Ferrari F430, temos carros de categorias parecidas com estilos de pilotagem extremamente parecidos. Então no Gran Turismo 5 Prologue, pilotar uma Ferrari California era praticamente igual pilotar uma Ferrari F430.

Entretanto, mesmo sendo duas Ferraris, são carros completamente distintos e é neste ponto que Gran Turismo 5 mostra a sua evolução. Realizamos alguns testes com dois carros: Mercedes-Benz C63 AMG e BMW M3, que são carros de potência semelhante, tamanho e peso semelhante, ambos com tração traseira e ambos extremamente esportivos. A diferença de pilotagem destes carros é enorme, de uma forma muito complicada de explicar. Estamos no circuito de Fuji e no final da grande reta dos boxes temos uma curva fechada para direita, para realizar esta curva devemos reduzir a marcha e virar. Simples né? Entretanto cada carro possui a sua reação única com respostas no freio diferentes, efeitos de redução de marcha diferentes (se você errar o carro pode sair de traseira), níveis de contorno de curva diferentes, sensibilidade a possíveis passagens pela zebra diferentes e reaceleração diferentes.


Enquanto em Gran Turismo 5 Prologue, o ponto de frenagem e reaceleração era muito parecido para carros similares, é totalmente diferente e varia para cada carro em Gran Turismo 5.

Apesar de difícil de explicar, esta diferença mostra que cada carro foi concebido de forma única e possívelmente representam o que acontece na vida real em uma situação semelhante. E esta evolução faz com que a jogabilidade, que já era muito boa, fique ainda melhor.

O jogo possui uma enorme curva de aprendizagem, que tomará muitos meses dos jogadores mais novatos e até por este motivo os carros mais velozes só são liberados com a evolução do piloto do GT Mode. Mas mesmo com esta curva de aprendizagem, mesmo um novato consegue pilotar em Gran Turismo 5, precisando apenas de dedicação.

Somada aos efeitos gráficos e sonoros, a jogabilidade consegue transmitir a real sensação de estar dentro de um carro de corrida, como nunca transmitira na série.


O modo online é mais uma boa novidade em Gran Turismo 5 e trás muita interação entre usuários dentro do jogo. Você estará sempre conectado e com isso poderá ver o status de todos os seus amigos que possuem Gran Turismo 5 na aba comunidade. Lá você encontra todas as estatísticas de seus amigos e a performance deles no jogo, desde o nível de evolução do piloto, até quantos quilometros foram rodados.

Nesta aba ainda é possível interagir com os seus amigos de diversas formas: escrevendo uma mensagem no mural de recados dele, enviando um e-mail, enviando um carro e entrando no Lobby deste amigo, sempre que uma nova interação existe, você é notificado e isso ajuda muito na hora de ver novas mensagens e e-mails. Mas é no Lobby que começa o modo online. Através do Lobby de amigos você poderá jogar online em salas fechadas. O procedimento é muito simples: o dono do lobby deve acessá-lo para que a sala seja criada e posteriormente os amigos devem acessar este lobby. Não encontramos uma função para convidar diretamente os amigos ao Lobby, possivelmente porque existem diversos meios de comunicação no jogo (e-mail, recados no mural, etc..) e talvez a Polyphony queria estimular o uso deste meio, mas este tipo de convite faz falta.


Ao criar a sala, o dono dela possui uma vasta quantidade de opções que poderão ser definidas: Tipo de Carro (apenas F1, apenas Kart, apenas determinado carro, todos os carros), Circuitos (todos os circuitos estão disponíveis), Sistema de Ajuda (O dono do Lobby pode permitir ou não a utilização de todos os sistemas de auxilio na pilotagem como ABS e  controle de tração), formação do grid, formas de jogos, entre outras.

Enquanto o dono do Lobby faz este ajuste, os usuários amigos que estão no Lobby já podem andar no circuito que acontecerá a corrida, numa espécie de Warm-Up que pode existir ou não e só termina quando o Host inicia a partida. É uma função muito interessante que permite usuários novatos conhecerem o circuito.

O processo de Loading no modo Online é um pouco diferente do usual, quando você entra no Lobby, todo o jogo é carregado e com isso você já estará pronto para correr sem nenhum Loading adicional, o que é muito interessante.

No My Home também é possível jogar online com outros usuários e clicando na opção Online Lobby você poderá entrar em uma das milhares de salas criadas pelos usuários ou então criar a sua própria sala. E para completar, se você quiser simplesmente assistir a uma corrida, basta selecionar o modo de espectador e acompanhar por diversos ângulos o que está acontecendo no circuito.

O Modo Online de Gran Turismo 5 é muito bom. Nos diversos testes que realizamos pudemos notar pouco lag (salas fechadas) e muita facilidade na seleção de opções. Mas algumas coisas ficaram faltando e torcemos que sejam adicionadas ao jogo, como a possibilidade de convidar amigos através de um botão (dentro do Lobby) ou então um período de classificação para formação do grid de largada.

Vale lembrar também que uma opção muito importante, que ativa e desativa os danos nos carros no modo online, não foi encontrada. Entretanto é possível definir o nível de penalização para jogadores “dick-vigaristas”.


Gran Turismo 5 elevou o nível dos jogos de corrida, mesmo não conseguindo cumprir todas as promessas e satisfazer todos os usuários, pois não é um jogo perfeito. Mas estamos lidando com um jogo extremamente completo, com uma grande curva de aprendizagem e com um conteúdo  muito grande, que exigirá muita dedicação para ser totalmente aproveitado.

A Polyphony Digital dedicou Gran Turismo 5 aos fãs da série e eles não podem reclamar do resultado final do jogo. Sim, existem falhas, nem todos os carros possuem visão interna e patchs serão lançados constantemente para continuar com sua evolução, mas estes não são motivos para revoltas ou decisões precipitadas sobre a sua qualidade. Se você gosta de carros, com certeza irá gostar de Gran Turismo 5 e talvez só encontrará algumas falhas pois foram apontadas neste Review.

Já os usuários casuais e/ou que nunca jogaram Gran Turismo, devem ter paciência e se adaptar ao ritmo e duração da série. Gran Turismo 5 exige dedicação e sem ela você não conseguirá pilotar um carro veloz, por este motivo, dedique-se ao jogo, aprenda as técnicas de pilotagem nos Testes de Licença e aos poucos evolua a potência do carro. Se você der esta chance a Gran Turismo 5, ficará extremamente satisfeito.

Gran Turismo 5 é uma excelente sequência da série, os seus gráficos estão melhores, os efeitos sonoros estão incríveis e a jogabilidade melhorou, possui um modo online completo e ainda adicionou dezenas de funcionalidades que o tornam ainda mais completo.


  • O novo sistema de evolução do piloto exige dedicação e tempo, irá agradar os fãs da série.
  • Nível de detalhes dos carros Premium.
  • Sistema de Danos com evolução.
  • Photomode e Photo Travel.
  • Efeitos sonoros incríveis, principalmente em carros mais “nervosos”.
  • A Jogabilidade consegue passar a real sensação de estar dentro de um carro.
  • Inclusão do idioma Português.

  • GT Mode poderá frustrar jogadores novatos e casuais que esperam grandes emoções logo na primeira volta.
  • Falta de visão interna e poucas opções de Tunning em carros Standard.
  • Queda de frame em determinadas circunstâncias do jogo.
  • Serrilhados em sombras e alguns detalhes de alguns circuitos.

Apresentação: ★★★★★
Gráficos: ★★★★½
Som: ★★★★★
Jogabilidade: ★★★★★
Online: ★★★★☆
Nota Final: ★★★★½

Todas as fotos durante as corridas foram tiradas no Photomode.

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