terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Heavy Rain – Review

Heavy Rain… Vamos lá!


Capa.

Introdução

Antes de tudo, quero que saibam que este é um jogo muito difícil de se falar, então me corrijam se eu estiver errado.
Pra começar, este jogo é um dos mais fantásticos desta nova geração. Com sua engine avançada de processamento e renderização, podemos citá-lo como um “Drama Interativo” onde o jogador não precisa procurar por tesouros ou passagens escondidas e sim fazer uma boa, ou má história. Vamos por partes…

Jogabilidade

A jogabilidade de Heavy Rain depende de um controle de PS3, e isto explica a exclusividade para o console. Os únicos comandos no jogo que são padrões são o “R2” que é utilizado para andar e o “L (ou analógico esquerdo)” é utilizado para guiar o personagem (esquerda, direita, olhar para os lados.). Se você clicar “L1” poderá ler os pensamentos dos personagens, isto o ajudará a saber para onde ir quando estiver preso, o que é raro.




Para interagir com os NPCs do cenários basta aproximar-se deles e irá aparecer palavras que irão ficar rodando a cabeça do personagem que você estará jogando com certas palavras ou frases e utilizando o “X, QUADRADO, TRIÂNGULO e BOLA” você poderá escolher qualquer uma delas. Mas escolha sabiamente, pois, dependendo da situação, você pode perder uma informação importante para a trama do jogo.
Agora vem a parte mais interessante, que são as ações instantâneas onde o jogador deve pensar rápido e tomar cuidado para não errar a sequência correta, pois isso pode levar a morte de um personagem. Utilizando todos os botões de controle, menos o” L” e os “botões digitais“, o jogador deve fazer sequências como apertar “R1” e “L1” para não abaixar as mãos em um assalto enquanto tenta falar com o assaltante. É difícil explicar, mas vocês podem entender melhor vendo este vídeo abaixo:

Heavy Rain não é um jogo difícil de jogar, pois não é necessário um jogador com uma boa destreza física, apenas ficar atento as sequências, até mesmo as mais simples, como cozinhar um ovo, para não fazer errado e acabar tendo um final ruim.

Gráficos

Como disse o próprio David Cage, criador do jogo:
“Não acredito que os gráficos ultra-realistas façam com que um jogo seja revolucionário, e que a verdadeira intenção  foi criar emoção com personagens confiáveis.”



Scott Shelby
Lendo isso até parece que o jogo não tem gráficos bons. Mas este é um pensamento errado, pois as expressões dos personagens, os detalhes como barba, ferimentos, marcas, rugas, etc. São muito bem trabalhadas e de forma bem detalhada, sem faltar nada. E só para agredir o jogador (hehehe), a tela de Loading do jogo mostra um close do rosto dos personagens.
Outro detalhe que deve ser citado é a qualidade da chuva. Uma das mais perfeitas criadas até hoje.  Você realmente fica deprimido e interessado pelo que vai acontecer. A chuva é um toque que não poderia faltar em um jogo onde ela é importante. hehehe.

História

Não vou falar nada. Ponto. Se eu falar, vou estragar totalmente a surpresa.
É como ver um filme no cinema 18 vezes seguidas e todas serem diferentes. Os protagonistas do jogo são: Ethan Mars, Scott Shelby, Norman Jayden e Madson Paige. Todos fazem “papeis” importantes na trama, pois todos estão resolvendo, a seus modos, o caso do Assassino do Origami.
A narrativa de Heavy Rain, como já foi dito, pode ser contada de várias maneiras diferentes, dependendo das ações do jogador. Existem 18 finais diferentes, e é isso que torna este um dos maiores originais de todos os tempos. Eu o classificaria como atemporal.



Ethan Mars.
O clima do jogo é angustiante, triste. E a chuva dá uma mãozinha para isso se tornar mais visível. Há cenas de ação intensa o jogo todo e se o player não for hábil em explorar o cenário para alterar uma certa situação pode acabar mudando dramaticamente de um final bom para um final ruim.

São mais de 300.000 sequencias que existem no jogo. Apenas faça a que mais te agrada.

 

Trilha Sonora

Perfeita para o clima em que o jogo se passa. Durante toda a história a trilha sonora feita por Normand Corbeil, um gênio, soube dividir perfeitamente tensão, depressão, neutralidade, entre outros aspectos a mais.
Outra coisa interessante é a sonorização 3D. Onde você pode perceber a distância de algum acontecimento, ou escutar um tiro ao seu lado e ainda tomar um susto (se tiver um bom sistema de som). Este tipo de sonoplastia vêm sendo usado desde os jogos da última geração dando mais realidade ao jogo, mas só agora com esses novos jogos que a qualidade foi amplificada que tudo fica mais perfeito, principalmente em filmes. E como Heavy Rain é um “Drama Interativo”, saiu na frente.

 

A nota do jogo não poderia ser outra: 10,0

Algumas pessoas podem sentir dificuldade ao jogar Heavy Rain no início, pois sua jogabilidade é totalmente diferente de qualquer outro título. Mas é isso que faz um jogo ser original, a novidade. Eu acredito que aquele que tem um PS3, deve OBRIGATORIAMENTE ter este jogo em seu acervo.

Valeu !!! =]

Nenhum comentário: