segunda-feira, 10 de junho de 2013

A polêmica capa do LP Todos os Olhos, do cantor Tom Zé, lançado em 1973.

A capa do disco tem uma história polêmica. Segundo consta, a partir de uma ideia do publicitário Chico Andrade , que em tempos de censura da Ditadura Militar resolveu transgredir e fotografar algo que parecia ser um "outro olho", mas na verdade era apenas uma bola de gude no ânus de uma modelo

Segundo o próprio Chico Andrade: “… essa capa é um dos meus orgulhos criativos… minha maior e mais duradoura criação… criada em 1973 é até hoje polêmica… considerada a segunda melhor capa do século XX pela Folha de SP, e em 2011 fez parte da exposição das melhores 50 capas de discos de todos os tempos… tem gente que jura que era uma boca… mas, foi um c* mesmo… eu ainda tenho algumas fotos originais (em slides)… meu nome está lá para quem duvidar… na época eu era sócio do prof. Décio Pignatari…”
Porém, segundo outra versão, a idéia da assombrosa afronta à censura foi do poeta vanguardista Décio Pignatari, grande amigo de Tom Zé e a imagem seria apenas da boca de uma modelo.

Apesar da ideia inicial ter sido de uma bolinha de gude no ânus, foi inviabilizada devido a problemas técnicos, pois a bolinha não parava e caia rolando costas abaixo. Tentavam-se novas posições e nada da bolinha estacionar. Quando enfim conseguiram, mesmo que algumas fotos tenham ficado boas, era evidente do que se tratava. Os diretores de arte da agência ficaram desolados e pediram uma nova tentativa. Dessa vez a bolinha foi colocada na boca da modelo. Os lábios contraídos formaram frisos que em muito se pareceram com o que deviam parecer. Uma única série de cliques bastou então para, finalmente, realizar a idéia de Pignatari.

Por ironia, logo após Todos os Olhos, Tom Zé caiu em ostracismo e quase encerrou sua carreira. Em 1990, o americano David Byrne, descobriu o baiano. Produziu, então, o CD The Best of Tom Zé: Massive Hits e lançou-o nos EUA. Seria o início da retomada artística de Tom Zé, em franca atividade e produção até hoje. No encarte desse CD, tornou-se pública a explicação do que está na capa de Todos os Olhos.

A transgressão virou troféu e Tom Zé tornou-se cult. E o olho, róseo, pode enfim ser entendido como tal. E é uma das capas mais premiadas da música brasileira.

Nenhum comentário: