quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Volkswagen Kombi Last Edition

Volkswagen Kombi se despede do mercado nacional em série Last Edition por R$ 85 mil


Em linha no Brasil desde 2 de setembro de 1957, a Kombi finalmente deixará de ser vendida no mercado nacional. E para marcar a despedida do modelo, a Volkswagen lançou para a velha-senhora uma nova série especial, a Last Edition, com produção limitada a 600 exemplares, que será oferecida nas concessionárias da marca a partir deste mês, com preço sugerido de nada mais, nada menos que R$ 85 mil (!), ou seja, os apreciadores da Volkswagen Kombi pagarão 35 mil reais a mais para guardar na garagem o exemplar exclusivo.
A nova Kombi Last Edition se diferencia dos modelos convencionais pela pintura tipo “saia e blusa” em azul, com teto, colunas e para-choques pintados na cor branca, além de uma faixa decorativa, também na cor branca, posicionada logo abaixo da linha de cintura em todos os lados do veículo. As rodas e calotas seguem o mesmo estilo. A grade frontal superior, as molduras das setas e aros dos faróis são pintados também na cor azul da carroceria. Há ainda pneus com faixa branca, lembrando modelos mais antigos.


Os vidros são escurecidos e o vigia traseiro conta com desembaçador elétrico. As setas da parte da frente da Kombi contam com lentes de cristal branco. Além disso, destacam nas laterais os adesivos que identificam o modelo “56 anos – Kombi Last Edition”, em alusão aos 56 anos de produção do modelo, que de acordo com a Volkswagen registrou recorde mundial de longevidade.
O interior da Volkswagen Kombi Last Edition também recebeu novidades, com direito a cortinas em tear azul nas janelas laterais e no vigia traseiro, com braçadeiras com o logotipo “Kombi” bordado, lembrando as versões mais caras do modelo comercializadas nas décadas de 1960 e 1970. Os bancos contam com forração em vinil, com faixas centrais nas cores azul e branca e bordas em Azul atlanta – as laterais e costas dos assentos receberam acabamento de vinil expandido Cinza Lotus. As laterais, as portas e o porta-malas também traz vinil Azul Atlanta, com costuras decorativas pespontadas.


Além disso, o assoalho e o porta-malas trazem tapetes com insertos em carpete dilour Basalto, que também é usado no estepe, enquanto o teto traz revestimento em material não tecido Stampatto. O desenho do painel não mudou, a não ser pela plaqueta em alumínio escovado que identifica o número de uma das 600 unidades da série especial (“001/600”, por exemplo, no caso da primeira unidade). O painel de instrumentos ganhou nova serigrafia. Há ainda sistema de som com LEDs vermelhos, com entradas USB e auxiliar. Dentro do porta-luvas há o manual com capa especial comemorativa, além de um certificado especial atestando a autenticidade da Last Edition.
O motor, no entanto, não mudou. Segue o mesmo 1.4 litro flex, de 78 cv quando abastecido com gasolina e de 80 cv com etanol, sempre a 4.800 rpm, e torque máximo é de 12,5 kgfm com gasolina e de 12,7 kgfm com etanol, a 3.500 rpm, associado ao câmbio manual de quatro marchas. A Kombi Last Edition tem capacidade para levar até 9 pessoas em seu interior.


 A Kombi começou a ser montada no Brasil em 1953, em um galpão alugado no Ipiranga por uma empresa que havia obtido as licenças de fabricação junto a Volkswagen. Somente a partir de 2 de setembro de 1957 é que a perua começou a ser produzida oficialmente pela VW em sua recém-inaugurada fábrica em São Bernardo do Campo. Até hoje a perua é a mais vendida em sua categoria, desbancando rivais mais modernos, como Fiat Ducato, e baratos, caso das vans chinesas comercializadas aqui. A VW será obrigada a encerrar a produção da Kombi por conta da nova legislação que prevê a obrigatoriedade de freios ABS e airbag duplo para todos os veículos produzidos no país a partir de 2014... Acessórios estes que, a própria Volkswagen admite não ser possível implantar no modelo atual da Kombi... Infelizmente!

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