quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Já tem pneu aro 30 no Brasil!

Ram aro 30 Ram aro 30 (1) Ram aro 30 (2) Ram aro 30 (3) Ram aro 30 (4)
Ram aro 30 (5)

Ao ver a foto acima, não seria anormal pensar nas palavras "absurdo", "monstruoso" ou, simplesmente, "gigante". Todos esses adjetivos são perfeitamente aplicáveis ao jogo de pneus de 30 polegadas que a Pirelli comercializa no Brasil pela primeira vez. Os redondos, modelo Scorpion Zero, foram instalados em uma picape Dodge RAM, que já é grande por natureza. O processo, realizado numa loja de customização na cidade de São Paulo, demorou 60 dias. Para vestir os pneus, foi necessário importar as rodas aro 30. O jogo veio dos EUA. Mas engana-se quem pensa que a instalação envolveu apenas a troca dos pneus antigos, aro 17, pelos novos. A picape teve seu chassi cortado em um metro e a suspensão foi redimensionada e rebaixada em 20 cm.

Segundo a Pirelli, o Scorpion Zero de 30 polegadas só foi possível de ser produzido em larga escala devido ao Sistema Robotizado Modular Integrado, método de produção que melhora o custo-benefício de produtos feitos em pequena quantidade. Traduzindo o jargão e passando à prática perguntamos: há "custo-benefício" em pneus desse tamanho ou só "custo"? A empresa não revelou o preço, mas não é insensato imaginar que deve seguir o tamanho do pneu.

Ainda de acordo com a marca, o Scorpion Zero “oferece conforto em velocidades elevadas, baixo nível de ruído, dirigibilidade precisa e respostas rápidas em manobras”. Sendo assim, uma última dúvida: será que isso se aplica às esburacadas ruas brasileiras e a seu trânsito caótico? Em meio a tantas perguntas, uma afirmação: trocaríamos de faixa assim que avistássemos esse monstro à frente. Mais do que atitude de preservação, uma questão de segurança.

Nenhum comentário: